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Sua empresa tem brigada de incêndio? Saiba por que este grupo é importante

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Você pode pensar que as tragédias e acidentes não acontecem com você, nem com sua empresa.

Mas a verdade é que todos, independentemente do ramo de atividade, estão sujeitos a emergências, como incêndios.

Claro que em se tratando de empresas, há segmentos que apresentam maior risco. Como por exemplo, postos de combustíveis. Mas apesar das diferenças entre os setores do comércio, ninguém está livre de sinistros, por isso, é fundamental investir em prevenção. E é aí que entra o assunto desse artigo de hoje: a importância da Brigada de Incêndio nas empresas.

Contudo, antes de tratarmos da importância, precisamos explicar o que é Brigada de Incêndio e quando ela é obrigatória dentro dos estabelecimentos. Continue a leitura.

O que é brigada de incêndio?

Dentro das empresas, pessoas voluntárias se credenciam para participar das ações de combate a incêndio. Essas são as chamadas Brigadas e o treinamento é promovido pela própria organização.

Na prática, a brigada é responsável pela coordenação de evacuação da edificação em caso de incêndio e também de outros acidentes. Outro ponto relevante é o trabalho preventivo feito pelas brigadas. O conhecimento adquirido pelo grupo é usado também para prevenir os sinistros, e isso inclui a checagem dos extintores, das saídas de emergência, entre outros.

A brigada tem a responsabilidade de fazer o treinamento dos demais funcionários, mostrando como proceder em caso de evacuação. Junto com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), o grupo de brigada promove o treinamento padrão de evacuação, mediante qualquer sinal de fogo não controlado no ambiente.

Como se organiza a brigada de incêndio na empresa?

Os estados possuem legislação específica para a brigada de incêndio, no entanto, o reconhecimento do grupo é regulamentado em nível nacional. Mas, de modo geral, os grupos devem ser compostos por colaboradores fixos da empresa. E o trabalho é voluntário.

Além disso, o colaborador que participar da brigada precisa necessariamente exercer suas funções dentro das instalações da empresa. Isso porque, em caso de acidente, o brigadista poderá exercer suas habilidades o mais rápido possível.

Dentro das empresas, as brigadas terão que seguir a seguinte hierarquia de cargos:

  • Brigadistas (membros capacitados para a prevenção e combate a incêndios, bem como para a prestação de primeiros socorros);
  • Líder (responsável pela coordenação dos brigadistas de um determinado setor);
  • Chefe (coordenador dos brigadistas de uma determinada edificação);
  • Coordenador geral (responsável pela coordenação do trabalho de todos os brigadistas em uma planta complexa com vários edifícios).

Os voluntários que desejam se tornar brigadistas precisam passar por um treinamento de no mínimo 12 horas. Na carga horária, consta atividades práticas. É necessário também ter mais de 18 anos, estar em boas condições de saúde física e mental, conhecer muito bem o local e ser responsável.

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