Seu extintor está instalado de forma correta? Parece algo simples, mas a instalação deste importante equipamento de prevenção e combate a incêndio, faz toda diferença. Segundo as normas técnicas, os extintores portáteis precisam estar fixados em paredes e colunas, sendo necessário ainda observar a distância entre um produto e outro.
Nesse artigo, você vai entender que o local onde o produto é fixado proporciona mais segurança e eficiência na hora do uso. Além disso, vamos falar também sobre a importância dos abrigos e suportes, locais onde ficam armazenados e protegido os extintores. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto.
Qual altura o extintor deve ser instalado?
Antes de saber a altura correta, precisa lembrar de um ponto relevante. Os extintores precisam estar em local de fácil acesso e visibilidade. E o motivo é óbvio, não é mesmo. Em uma emergência, quanto antes as pessoas e profissionais treinados tiverem acesso aos equipamentos, mais rápido será possível conter as chamas.
Por isso, a norma é clara: se instala o extintor em local onde haja melhor probabilidade de o fogo bloquear o seu acesso. Sendo assim, o extintor tem que estar fixado em um local sem obstrução de passagem, com facilidade de entrada e saída.
Bom, respondida essa questão, vamos à altura do extintor. De acordo com a norma técnica, para extintores portáteis fixados em paredes e colunas, a posição da alça de manuseio não deve passar de 1,60m do piso acabado.
Extintor no chão: confira o que diz a norma:
- A parte inferior deve guardar distância de, no mínimo, 0,20 m do piso acabado.
- Os extintores portáteis não devem ficar em contato direto com o piso.
Na prática, funciona da seguinte maneira. É preciso guardar distância de, no mínimo, 0,20m, bem como, os extintores também não podem ficar em contato direto com o chão. É aí que entra em cena um item de grande relevância: os suportes e abrigos.